mimo-natura-logo

OS NOSSOS CURSOS

O apoio e o acompanhamento específico das mamãs e dos papás durante a gravidez e após o nascimento do bebé contribuem para uma maternidade mais tranquila, para o reforço da confiança dos casais e na sua preparação para os novos desafios familiares.

Este curso destina-se a casais que procuram desenvolver conhecimentos e competências na área da maternidade/parentalidade consciente para poderem vivenciar em pleno este grande momento que é nascimento de um filho.

O curso é efetuado por um grupo de especialista na área materno/infantil coordenado pela Parteira Fátima Monteiro, esta conta com uma vasta experiência na preparação de grávidas /casais e na prestação de cuidados durante o trabalho de parto/parto e puerpério.

Com as parteiras pretende-se que os casais obtenham informação e estratégias que promovam o trabalho de parto e parto mais célere e prazeroso, bem como o desenvolvimento das competências parentais nos cuidados diretos ao bebé, promoção/manutenção da amamentação e a vivência plena da parentalidade.

Este curso tem a duração de 9 semanas.

 

Sessões de grupo

  • 9 sessões online teóricas (segunda-feira das 19:30h às 21:30h)
  • 1 sessão presencial sobre “Os cuidados ao bebé e amamentação” (sexta-feira das 19:30 às 21:30h)
  • 8 sessões praticas de preparação física para o parto (sábado das 10:30h às 11:30h ou quarta-feira das 18h às 19h)

 

Sessões individuais (a agendar com os pais)

  • 1 consulta individual massagem perineal
  • 1 consulta “Orientação para o nascimento – plano de parto”

 

EQUIPA

  • Enfermeira Obstetra responsável – Fátima Monteiro
  • Enfermeiras Obstetras
  • Nutricionista – Mariana Baptista
  • Fisioterapeuta Joana Figueiredo

 

RECOMENDAÇÃO
A frequência do curso deve iniciar entre as 24/28 semanas de gravidez.

Parteira coordenadora do Mimo Natura | Formadora de CAM

Este curso destina-se a casais que procuram desenvolver conhecimentos e competências na área da maternidade, de forma confortável e tranquila na sua casa, dentro ou fora de fronteiras.  Serão abordados temas relativos à gravidez, parto e pós-parto bem como a segurança e cuidados gerais ao bebé. Desta forma as futuras mamãs e papás podem vivenciar a parentalidade com mais tranquilidade e felicidade usufruindo verdadeiramente deste grande momento da vida que é o nascimento de um filho.

Os cursos têm a duração de 9 semanas, decorre no horário pós-laboral das 19:30h às 21:30h, e inclui 1 sessão personalizadas para preparar a mulher e casal para o nascimento do bebé.

O curso inclui

  • 9 sessões teóricas online (segunda-feira das 19:30h às 21:30h)
  • 1 sessão pratica /presencial ou online sobre “O trabalho de parto, parto e o papel do acompanhante” (sexta-feira das 19:30 às 21:30)
  • 1 consulta presencial ou online “Orientação para o nascimento – plano de parto” (a agendar com os pais)

 

EQUIPA

  • Enfermeira Obstetra responsável – Fátima Monteiro
  • Enfermeiras Obstetras
  • Nutricionista – Mariana Baptista

 

Especificações do Curso Online

– Na comunidade do seu lar pode aceder às sessões através do computador ou smartphone;

– As sessões são em direto e interativas entre os papás e as enfªs obstetras de forma a poderem colocar questões/dúvidas;

– Em cada grupo é criada uma linha via WhatsApp para os pais poderem ter um contacto direto para esclarecimento de dúvidas ou anseios, no decurso da gravidez até aos 3 meses de vida do bebé. E ainda para partilha de experiências entre as mamãs/papás.

(Plataforma utilizada – Zoom)

 

 

 

Parteira coordenadora do Mimo Natura | Formadora de CAM

Curso de “Preparação física para o parto” têm por objetivo preparar e empoderar a mulher grávida e casal para um parto ativo, fisiológico e prazeroso.

O nascimento de um filho envolto num clima de segurança, intimidade e respeito é fundamental para o início de uma parentalidade mais tranquila e feliz.

Com a preparação física no decurso da gravidez pretende-se que a mulher aumente a elasticidade e tonificação do soalho pélvico, evitar ou aliviar os desconfortos físicos e psíquicos, a mobilidade da bacia, o posicionamento e encaixe do bebé na pelve, criar condições para o parto mais fisiológico e natura, reduzir o risco de lacerações vaginais e promover a recuperação pós-parto.

Com as parteiras pretende-se que os casais possam ter informação e estratégias, no decurso do internamento hospital, que promovam o trabalho de parto em movimento e um parto mais ativo.

 

O curso decorre ao longo de 8 semanas,

  • 5 sessões – exercícios de mobilidade da bacia, tonificar e elastizar o soalho pélvico, reduzir os desconfortos da gravidez,
  • 3 sessões – trabalho de parto em movimento, técnicas de alívio da dor não farmacológico e farmacológico, walking epidural, posições no parto normal e papel ativo do acompanhante /pai no decurso do trabalho de parto e parto.
  • Sessão individual de massagem perineal

 

As sessões decorrem à 4ª feira: 18h/19h e 19h/20h ou Sábado das 10:30 h às 11:30h

Número máximo de casais por grupo – 8

 

EQUIPA

 

  • Enfermeira Obstetra responsável – Fátima Monteiro
  • Enfermeiras Obstetras
  • Fisioterapeuta Joana Figueiredo

Durante a gravidez ocorrem alterações hormonais, o aumento da pressão intrabdominal (peso do útero e feto), aumento do peso materno bem como alterações posturais.

Por tudo isto é muito importante tonificar os músculos do soalho pélvico e prevenir e/ou tratar  as situações de incontinência urinária bem como a diástase abdominal e recuperar de forma global, a nível físico e emocional, a mulher.

O Mimo Natura disponibiliza um Curso de Recuperação Pós-Parto para promover a reestruturação global, decorrentes das alterações inerentes à gravidez e parto, da mulher.

Fisioterapeuta Especialista na Saúde da Mulher

a

Pais conscientes, bebés felizes, famílias tranquilas!

O nosso apoio e orientação às famílias vão além dos cursos, atividades, serviços e loja online da MimoNatura. Agora, também lhes dedicamos um blog sobre maternidade e paternidade, com informação clara e rigorosa, elaborada por especialistas em saúde materna.

Esclareça-se connosco, para uma maternidade mais harmoniosa!

“É um privilégio vivenciar diariamente o grande milagre da vida.”

ATIVIDADES E WORKSHOPS

a
workshops-pre-pos-parto-mimo-natura

Pilates Clínico na Gravidez é a atividade física orientada por profissionais de saúde – fisioterapeutas – com formação na área do pilates clínico adaptado à condição gravídica, de forma a prevenir ou minimizar os desconfortos decorrentes das alterações físicas, hormonais e emocionais da gravidez. Bem como criar condições que promovem uma melhor e mais rápida recuperação depois do nascimento do seu bebé.

 

Durante as aulas a fisioterapeuta irá efetuar exercícios de forma a ajudá-la a:

  • Desenvolver a sua consciência corporal, de forma a ser capaz de autocorrigir a sua postura nas situações do dia-a-dia, minimizando o impacto das alterações músculo-esqueléticas associadas à gravidez.
  • Fortalecer e aumentar a flexibilidade dos seus músculos, especialmente, das costas e da região abdominal, de forma a reduzir os episódios de desconforto e dores musculares, e a melhorar a coordenação e agilidade corporal.
  • Reeducar os seus movimentos respiratórios, de forma a conseguir ajustá-los consoante a situação físico-emocional vivenciada, como por exemplo nas contrações, mais intensos, ou no relaxamento, mais suaves.
  • Controlar o seu ganho ponderal, ou seja, o seu aumento de peso durante a gravidez.
  • Estimular a circulação sanguínea, de forma a minimizar o aparecimentos de edemas, varizes e derrames sanguíneos.
  • Fortalecer os músculos do soalho pélvico, para servirem de suporte ao parto.
  • Promover condições facilitadoras para recuperar no pós-parto.
  • Melhorar o humor através dos exercícios de alongamentos e movimentos de relaxamento que promovem o aumento das hormonas de bem-estar.

RECOMENDAÇÃO

A prática de pilates clínico é recomendável a partir das 10 semanas de gravidez e pode continuar até ao final da gestação, salvo contra-indicação médica.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Cuidados a ter antes da aula:

  • Ter uma refeição ligeira 1h a 2h antes, para repor energias
  • Levar uma garrafa de água, para manter a hidratação corporal
  • Vestir roupa confortável de algodão
  • VALOR MENSAL
  • . €45
    POR MAMÃ
  • AULAS 

     

     

    Duração de cada sessão: 50min.

     

    LIMITE DE PARTICIPANTES (no caso das aulas presenciais)

    Participação limitada até a um máximo de 6 mamãs (entrada limitada às vagas existentes).

Após o parto, com o nascimento do bebé, a mulher agora mãe reorganiza a sua vida de forma a cuidar do novo membro da família de forma quase integral.

Contudo é importante que a mulher tenha tempo para cuidar de si de forma a prevenir ou minimizar as alterações físicas, emocionais e hormonais decorrentes da gravidez.

No puerpério, período que inicia após o parto e se prolonga até à 6 semana, ocorre a regressão das alterações major decorrentes da gravidez. A mulher deve efetuar a Recuperação Pós-Parto com um especialista na saúde da mulher, após a avaliação da diástase abdominal e soalho pélvico. De seguida pode efetuar pilates clínico pós-parto cujos principais benefícios são:

– fortalecimento muscular, estabilização do tronco e diminuição das dores nas costas durante as atividades rotineiras;

– tonificação abdominal e recuperação da forma física;

– promove o equilíbrio corporal e aumento da força que ajuda nas tarefas do quotidiano

– melhora o humor, sono, auto-estima e promove o relaxamento.

– diminui a ansiedade e a depressão.

O exercício físico orientado por profissionais de saúde, nesta fase da vida em que a mulher está a recuperar das alterações da gravidez/parto, é fundamental para prevenir as alterações uroginecológicas e aumentar o prazer sexual, ao longo do ciclo de vida da mulher.

A fisioterapeuta dará todo a informação e suporte necessário a esta prática durante as sessões.

 

RECOMENDAÇÃO

A prática de pilates clínico é recomendável a partir das 8/10 semanas pós-parto, salvo contra-indicação médica.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Material necessário para efetuar a aula:

  • Roupa Confortável de algodão e meias antiderrapantes
  • Máscara
  • Toalha média ou tira de theraband (+/- 50cm)
  • Porta bebé / Marsúpio / Sling (caso faça a atividade com o bebé)
  • Garrafa de água, para manter a hidratação corporal

Caso o bebé venha participar nas atividades, deve chegar 15min. mais cedo para preparar o seu espaço em sala de forma a acondicionar o bebé junto a si.

  • VALOR MENSAL
  • . €45
    .
  • DURAÇÃO MENSAL

    AULAS

    Duração de cada sessão: 50m

     

O seu bebé está permanentemente a chorar? É agitado? Expressa-se com um choro frenético quando tem cólicas?

É difícil para si conseguir consolá-lo, e isso começa a desesperá-la? Anda exausta?

No nosso workshop da técnica dos 5 S’s vamos ensinar a mamã e o papá a acalmarem o seu bebé. 

VANTAGENS PARA O BEBÉ

A técnica dos 5 S’s baseia-se em movimentos que imitam as sensações intra-uterinas:

  • Swaddle (Casulo – apertar o bebé)
  • Side position (posição de lado)
  • Shush (fazer shhhhshhhh)
  • Swing (balanço)
  • Suck (sucção)

Os quais despertam uma resposta positiva no cérebro do seu bebé, o chamado reflexo calmante. Por isso,  facilitam a adaptação do seu bebé à vida extra-uterina durante os primeiros meses de vida.

A nossa especialista irá ensiná-la a executar correctamente esta técnica de forma a conseguir tranquilizar eficazmente o seu bebé em poucos minutos.

VANTAGENS PARA A MAMÃ

O choro prolongado do seu bebé pode levá-la a um cansaço físico e emocional fomentador de problemas na sua saúde, como a redução da amamentação, conflitos conjugais e a depressão no pós-parto.

A técnica dos 5 S’s ao ajudar o bebé a relaxar e a acalmar, contribui para uma experiência maternal mais saudável, serena e feliz.

 

 

(DATA A DEFINIR)

  • VALOR ÚNICO
  • . €25
    por casal
  • DURAÇÃO

    2 horas

    LIMITE DE PARTICIPANTES

    Mínimo de 6 inscrições

    DATA

    Data a Definir

A aromaterapia tem um vasto leque de aplicações particularmente ao nível da prevenção e melhoria da condição de saúde das pessoas. A gestação é um estado pleno de saúde, mas que acarreta no corpo da mulher alterações hormonais, físicas e psicológicas que podem provocar  desconfortos pelo que é importante prevenir ou tratar esses distúrbios para que a gestação e o pós-parto seja vivida com bem-estar e felicidade.

Este workshop tem por objetivo capacitar as grávidas/casais sobre a utilização consciente e assertiva dos óleos essenciais ao nível da aplicação tópica, inalação e difusão atmosférica nas diversas alterações que podem acorrer no decurso da gravidez e pós-parto.

Protocolos de cuidados nas alterações fisiológicas na gravidez:

  • A pele – estrias e cloasma;
  • No aparelho digestivo: náuseas, azia e obstipação;
  • No aparelho génito-urinário e circulatório: cistite, candidíase, hemorroidas, varizes, hipertensão, edemas; pernas pesadas;
  • No aparelho respiratório: Congestão nasal, constipação, tosse, sinusite, rinite, bronquite, dores de garganta, otite;
  • Alterações do sistema nervoso central: insónia, ansiedade, nervosismo;
  • Dores músculo esqueléticas.

Protocolos de cuidados para a preparação para o parto:

  • Relaxamento/tonificação muscular do períneo;
  • Gestão da dor no trabalho de parto.

Protocolos de cuidados no pós-parto:

  • Episiotomia
  • Ingurgitamento mamário
  • Fissuras mamilo
  • Depressão pós-parto

A aromaterapia é um cuidado preventivo, complementar e útil para o dia a dia, mas não substitui a avaliação/recomendação médica se agravamento da sintomatologia.

 

 

(DATA A DEFINIR)

A Dra. Liliana Roque é formada em Aromaterapia Científica e Oficinas Galénicas, pelo Colégio internacional Dominique Baudoux, na Bélgica. Atualmente exerce funções de Formadora Certificada Pranarom em Portugal.

Ter um filho é o nosso maior ato criativo de amor, cujos cuidados de manutenção de saúde, ao longo do seu crescimento, coloca grandes desafios e responsabilidades aos pais/cuidadores.

As mães são as grandes figuras inspiradoras e orientadoras dos cuidados diários aos seus filhos, desempenhando um papel fundamental nos cuidados de saúde e na manutenção do bem-estar físico e psicológico.

A aromaterapia pediátrica é o uso terapêutico de óleos essenciais, através da aplicação tópica ou inalatória.  A aromaterapia em bebés, cujo início deve ocorrer após os 3 meses de vida, requer cuidado e conhecimento na utilização dos óleos essenciais, porque, apesar de serem substâncias naturais, derivados de plantas ou flores em altas concentrações, não são isentos de efeitos colaterais.

O workshop tem por objetivo dotar os pais e cuidadores de conhecimentos básicos sobre a aromaterapia, os benefícios e cuidados na utilização dos óleos essenciais na saúde infantil.

  • Exemplos de aplicação dos óleos essenciais e óleos vegetais a nível tópico, de inalação e difusão atmosférica no tratamento de diversas patologias infantis:

– Alterações respiratórias e ORL – bronquiolite, bronquite, gripe, tosse, otite, amigdalite.

– Alterações digestivas – cólicas do bebé, obstipação, diarreia, falta de apetite.

– Alterações dermatológicas – eczema seco, assadura da fralda, crosta láctea, dermatite atópica, hematoma, queimadura, pediculose.

– Alterações no sistema nervoso central – sono, hiperatividade infantil, ansiedade, défice de atenção.

 

Nota: A aromaterapia é um cuidado preventivo, complementar e útil para o dia-a-dia, mas não substitui a avaliação/recomendação médica se agravamento da sintomatologia.

 

 

(DATA A DEFINIR)

A Dra. Liliana Roque é formada em Aromaterapia Científica e Oficinas Galénicas, pelo Colégio internacional Dominique Baudoux, na Bélgica. Atualmente exerce funções de Formadora Certificada Pranarom em Portugal.

  • Por volta do 6º mês de vida do bebé torna-se importante iniciar a oferta de novos alimentos para além do leite materno, que embora continue a ser o principal fornecedor de nutrientes até aos 12 meses, deixa de ser capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do bebé, nomeadamente no que respeita ao aporte de ferro.A introdução de novos alimentos irá também contribuir para uma aprendizagem sensorial e desenvolvimento dos músculos da mastigação e da fala.A fase da Diversificação Alimentar poderá ainda influenciar toda a relação do bebé/criança com os alimentos no futuro, nomeadamente no que respeita a aceitação de novos sabores e texturas e futuras escolhas alimentares.A diversificação alimentar possa ser iniciada por volta do 6º mês de vida do bebé com toda a tranquilidade. Em casos específicos a introdução de novos alimentos poderá acontecer mais cedo tendo em conta o contexto familiar como por exemplo o regresso da mãe ao trabalho e/ou entrada do bebé na creche.Os pais vão poder usufruir de um acompanhamento personalizado relativamente à introdução de novos alimentos recebendo dicas, conselhos práticos e planos de refeições/receitas para o bebé ao longo de toda a fase da introdução alimentar. Para tal é criado um grupo de whatsApp  através do qual podem partilhar as vossas experiências, colocar as vossas dúvidas, receber receitas e dicas por parte da Drª Mariana.

 

DURAÇÃO: 4H

⠀⠀⠀⠀⠀⠀NUTRICIONISTA⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Blog – “@chicopapao”

Ser pais é maravilhoso, mas desafiante, em particular quando falamos do primeiro filho. Um misto de sentimentos assola o coração e mente dos pais, querem fazer tudo perfeito mas o medo de não ser capaz dificulta a prestação dos cuidados básicos de forma segura e tranquila ao recém-nascido.

Este workshop prático tem por objetivo desenvolver as competências parentais, através da simulação dos cuidados, sob a orientação de profissionais de saúde que diariamente lidam com recém-nascidos.

 

Vamos cuidar do recém-nascido nas seguintes áreas temáticas:

– suporte à amamentação – pega correta, posicionamento mãe e bebé, prevenção dos desconfortos mamários, extração/conservação/administração/higienização dos equipamentos para manutenção do aleitamento materno;

– como acalmar e promover a adaptação do recém-nascido de forma tranquila –  protocolo anti-cólicas, o swaddling, o sono e o choro;

– os cuidados de higiene – o banho, cuidados com o coto umbilical e muda da fralda;

– A segurança do recém-nascido –   o transporte do bebé no carro e a passear, o sono seguro e a prevenção das alterações cranianas.

 

7 JANEIRO 2023 – 14:30 – 17:30H

 

  • Enfermeiras Parteiras
  • O movimento e a mobilidade da bacia
  • O uso da bola de pilates
  • A aromaterapia
  • A massagem
  • Walking epidural
  • A alimentação no trabalho de parto
  • Posições no parto normal
  • A avaliação do bem-estar materno fetal

Workshop Prático (14:30h às 18h ao sábado)

Início: sábado dia 26/11

Este workshop oferece aos pais ferramentas para detetar. prevenir e tratar infeções respiratórias e assim garantir um inverno mais saudável e mais tranquilo para o bebé e para toda a família 

 

8 DEZEMBRO 2022 | 15 – 17H