mimo-natura-logo

OS NOSSOS CURSOS PARA MAMÃS

O apoio e o acompanhamento específico das mamãs e dos papás durante a gravidez e após o nascimento do bebé contribuem para uma maternidade mais tranquila, para o reforço da confiança dos casais e na sua preparação para os novos desafios familiares.

curso-preparacao-para-parto-mimo-natura

Este curso destina-se a casais que procuram esclarecer dúvidas, acalmar ansiedades e desmitificar receios. Através do nosso curso transmitimos as informações e a confiança necessárias para que as futuras mamãs e papás vivam a gravidez de forma plena, tranquila e em segurança. É um curso considerado de referência na área da maternidade.

Este curso destina-se a casais que procuram desenvolver conhecimentos e competências na área da maternidade, de forma confortável e tranquila na sua casa, dentro ou fora de fronteiras.  Serão abordados temas relativos à gravidez, parto e pós-parto bem como a segurança e cuidados gerais ao bebé. Desta forma as futuras mamãs e papás podem vivenciar a parentalidade com mais tranquilidade e felicidade usufruindo verdadeiramente deste grande momento da vida que é o nascimento de um filho.

O curso é ministrado pela enfermeira obstetra e conselheira de aleitamento materno Fátima Monteiro com vasta experiência na prestação de cuidados diretos na área da saúde materna.  Conta ainda com o apoio de uma equipa multidisciplinar especializada nos cuidados à grávida/puérpera, bebé e família. Desta fazem parte terapeutas do sono e desenvolvimento infantil, osteopata, fisioterapeuta especialista na saúde da mulher, entre outros profissionais.

Especificações do Curso Online

– Na comodidade do seu lar pode aceder às sessões através do computador ou smartphone.

– As sessões são em direto e interativas entre os papás e enfª obstetra de forma a poderem colocar questões.

– Em cada grupo é criada uma linha telefónica para os pais poderem ter um contacto direto para a enfª obstetra, esclarecimento de dúvidas ou anseios, no decurso da gravidez até aos 3 meses de vida do bebé.

Caso pretenda assistir gratuitamente a uma sessão envie a sua inscrição e coloque no campo de observações “Aula Gratuita”.

curso-amamentacao-mimo-natura

Este curso foi pensado para as mamãs que se encontram a amamentar. Através de uma aconselhamento especializado, apoiamos as mamãs durante o processo de amamentação do seu bebé. O nosso curso, permite, por isso, que as mamãs vivenciem uma experiência de amamentação do seu bebé mais segura, confortável e sem dores. É considerado um curso de referência na área do aconselhamento ao Aleitamento Materno.

curso-4-trimestre-mimo-natura

Neste curso apoiamos e orientamos, de forma especializada, dos casais que após o nascimento do bebé experienciam dificuldades na reorganização dos seus papéis no seio familiar.

Através do nosso curso ajudamos as mamãs e os papás a vivenciarem uma transição tranquila para as novas rotinas em família, e a gerirem as expetativas e as relações de forma mais positiva.

É um curso que contribui para o bem-estar e saúde materna, para uma maior felicidade do bebé e para o desenvolvimento equilibrado da família.

Durante a gravidez ocorrem alterações hormonais, o aumento da pressão intrabdominal (peso do útero e feto), aumento do peso materno bem como alterações posturais.

Por tudo isto é muito importante tonificar os músculos do soalho pélvico e prevenir e/ou tratar  as situações de incontinência urinária bem como a diástase abdominal e recuperar de forma global, a nível físico e emocional, a mulher.

O Mimo Natura disponibiliza um Curso de Recuperação Pós-Parto para promover a reestruturação global, decorrentes das alterações inerentes à gravidez e parto, da mulher.

a

Pais conscientes, bebés felizes, famílias tranquilas!

O nosso apoio e orientação às famílias vão além dos cursos, atividades, serviços e loja online da MimoNatura. Agora, também lhes dedicamos um blog sobre maternidade e paternidade, com informação clara e rigorosa, elaborada por especialistas em saúde materna.

Esclareça-se connosco, para uma maternidade mais harmoniosa!

“A vida era tão rica no útero. Rica em sons e barulhos. Mas a maior parte era movimento. Movimento contínuo. Quando a mãe senta, levanta, caminha e vira o corpo – movimento, movimento, movimento.”

Frederick Leboyer

Loving Hands

 

 

AS NOSSAS ATIVIDADES

As nossas atividades constituem uma oportunidade de aprofundamento de áreas complementares.
Através de workshops, oficinas e aulas, os nossos especialistas promovem o bem-estar e a saúde materna, assim como o desenvolvimento do bebé nas várias etapas do seu crescimento.

a

Pilates Clínico na Gravidez é a atividade física orientada por profissionais de saúde com formação na área do pilates clínico adaptado à condição gravídica, de forma a prevenir ou minimizar os desconfortos decorrentes da gestação. Este proporciona   condições que promovem uma melhor e mais rápida recuperação depois do nascimento do seu bebé.

Durante as sessões a grávida irá efetuar exercícios que permitem:

  • Desenvolver a sua consciência corporal, de forma a ser capaz de autocorrigir a sua postura nas situações do dia-a-dia, minimizando o impacto das alterações músculo-esqueléticas associadas à gravidez;
  • Fortalecer e aumentar a flexibilidade dos seus músculos, especialmente, da região lombar, cervical e da região abdominal, de forma a reduzir os episódios de desconforto e dores musculares e melhorar a coordenação e agilidade corporal,
  • Reeducar os seus movimentos respiratórios, de forma a conseguir ajustá-los consoante a situação físico-emocional e melhorar a oxigenação;
  • Controlar o ganho ponderal, ou seja, o aumento de peso durante a gravidez;
  • Estimular a circulação sanguínea, de forma a minimizar o aparecimento de edemas, varizes e derrames;
  • Fortalecer os músculos do soalho pélvico para dar suporte aos órgãos abdominais, particularmente ao útero gravídico, evitar a perda de urina, promover a atividade sexual mais prazerosa e tonificar versus elastisar o períneo para evitar lacerações perineais ou episiotomia no parto;
  • Promover condições facilitadoras para recuperar no pós-parto;
  • Melhorar o humor através dos exercícios de alongamentos e movimentos de relaxamento que promovem o aumento das hormonas de bem-estar.

RECOMENDAÇÃO

A prática de pilates clínico é recomendável a partir das 10 semanas de gravidez e pode continuar até ao final da gestação, salvo contra-indicação médica.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Material necessário para efetuar a aula:

  • Roupa Confortável de algodão
  • Colchão de ginástica ou carpete
  • Almofada
  • Toalha média ou tira de theraband (+/- 50cm)
  • Bola de pilates
  • Banco elevatório
  • Garrafa de água, para manter a hidratação corporal

PLATAFORMA ONLINE – ZOOM
Devem iniciar a sessão 5/10 minutos

  • VALOR MENSAL
  • . €30
    .
  • DURAÇÃO MENSAL

    AULAS

    3ª e 5ª feira às 18h15
    Duração de cada sessão: 50m

    Drª Ana Granja
    Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Clínico Gestacional

Após o parto, com o nascimento do bebé, a mulher agora mãe reorganiza a sua vida de forma a cuidar do novo membro da família de forma quase integral.

Contudo é importante que a mulher tenha tempo para cuidar de si de forma a prevenir ou minimizar as alterações físicas, emocionais e hormonais decorrentes da gravidez.

No puerpério, período que inicia após o parto e se prolonga até à 6 semana, ocorre a regressão das alterações major decorrentes da gravidez. A mulher deve efetuar a Recuperação Pós-Parto com um especialista na saúde da mulher, após a avaliação da diástase abdominal e soalho pélvico. De seguida pode efetuar pilates clínico pós-parto cujos principais benefícios são:

– fortalecimento muscular, estabilização do tronco e diminuição das dores nas costas durante as atividades rotineiras;

– tonificação abdominal e recuperação da forma física;

– promove o equilíbrio corporal e aumento da força que ajuda nas tarefas do quotidiano

– melhora o humor, sono, auto-estima e promove o relaxamento.

– diminui a ansiedade e a depressão.

O exercício físico orientado é essencial em qualquer fase da vida da mulher /mãe, nesta fase de confinamento social é importante promover atividade física sob orientação no conforto do lar e integrar o bebé nas mesmas.

A fisioterapeuta dará todo a informação e suporte necessário a esta prática durante as sessões.

RECOMENDAÇÃO

A prática de pilates clínico é recomendável a partir das 8/10 semana pós-parto, salvo contra-indicação médica.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Material necessário para efetuar a aula:

  • Roupa Confortável de algodão
  • Colchão de ginástica ou carpete
  • Almofada
  • Toalha média ou tira de theraband (+/- 50cm)
  • Bola de pilates
  • Espreguiçadeira para colocar o bébé
  • Garrafa de água, para manter a hidratação corporal

PLATAFORMA ONLINE – ZOOM
Devem iniciar a sessão 5/10 minutos

  • VALOR MENSAL
  • . €30
    .
  • DURAÇÃO MENSAL

    AULAS

    2ª e 4ª feira às 11h30
    Duração de cada sessão: 50m

    Drª Ana Granja
    Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Clínico Gestacional

workshops-pre-pos-parto-mimo-natura

Pilates Clínico na Gravidez é a atividade física orientada por profissionais de saúde – fisioterapeutas – com formação na área do pilates clínico adaptado à condição gravídica, de forma a prevenir ou minimizar os desconfortos decorrentes das alterações físicas, hormonais e emocionais da gravidez. Bem como criar condições que promovem uma melhor e mais rápida recuperação depois do nascimento do seu bebé.

 

Durante as aulas a fisioterapeuta irá efetuar exercícios de forma a ajudá-la a:

  • Desenvolver a sua consciência corporal, de forma a ser capaz de autocorrigir a sua postura nas situações do dia-a-dia, minimizando o impacto das alterações músculo-esqueléticas associadas à gravidez.
  • Fortalecer e aumentar a flexibilidade dos seus músculos, especialmente, das costas e da região abdominal, de forma a reduzir os episódios de desconforto e dores musculares, e a melhorar a coordenação e agilidade corporal.
  • Reeducar os seus movimentos respiratórios, de forma a conseguir ajustá-los consoante a situação físico-emocional vivenciada, como por exemplo nas contrações, mais intensos, ou no relaxamento, mais suaves.
  • Controlar o seu ganho ponderal, ou seja, o seu aumento de peso durante a gravidez.
  • Estimular a circulação sanguínea, de forma a minimizar o aparecimentos de edemas, varizes e derrames sanguíneos.
  • Fortalecer os músculos do soalho pélvico, para servirem de suporte ao parto.
  • Promover condições facilitadoras para recuperar no pós-parto.
  • Melhorar o humor através dos exercícios de alongamentos e movimentos de relaxamento que promovem o aumento das hormonas de bem-estar.

RECOMENDAÇÃO

A prática de pilates clínico é recomendável a partir das 10 semanas de gravidez e pode continuar até ao final da gestação, salvo contra-indicação médica.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Cuidados a ter antes da aula:

  • Ter uma refeição ligeira 1h a 2h antes, para repor energias
  • Levar uma garrafa de água, para manter a hidratação corporal
  • Vestir roupa confortável de algodão
  • VALOR MENSAL
  • . €40
    POR MAMÃ
  • DURAÇÃO

    Mensal

    AULAS

    1 hora | 2 dias por semana

    LIMITE DE PARTICIPANTES

    Participação limitada até um máximo de 8 mamãs.

    Entrada imediata limitada a vagas existentes.

Oficina para bebés entre 1 – 5 meses de vida

Esta oficina contempla:

Sessão “Moving Time”
Manusear, posicionar e variar: a importância do movimento.

Sessão “Play Time”
Ver, ouvir, tocar e sentir… A importância de brincar com os sentidos!

Sessão “Eye to Talk”
Olhar, sorrir, interagir: a importância da comunicação.

Oficina para bebés entre 6 – 12 meses de vida

Esta oficina contempla:

Sessão “Step by Step”
Rolar, sentar, deslocar… a preparar a posição de pé!

Sessão “Play Time”
Juntar, bater, rodar… a brincar estou aprender!

Sessão “Time to Eat”
Conversar, petiscar e explorar… A saborear para crescer!

  • VALOR ÚNICO
  • 50
    POR BEBÉ/CRIANÇA
  • DURAÇÃO

    1 hora / sessão

    Nº MÍNIMO DE PARTICIPANTES

    5 inscrições

    DATA

    Previsão de próximas aberturas das oficinas:

    11 Outubro

    18 Outubro

AS NOSSAS ESPECIALISTAS

Conheças as nossas especialistas em desenvolvimento e crescimento infantil.

Terapeuta da Fala em Pediatria

Terapeuta Ocupacional em Pediatria

Fisioterapeuta Pediátrica

O seu bebé está permanentemente a chorar? É agitado? Expressa-se com um choro frenético quando tem cólicas?

É difícil para si conseguir consolá-lo, e isso começa a desesperá-la? Anda exausta?

No nosso workshop da técnica dos 5 S’s vamos ensinar a mamã e o papá a acalmarem o seu bebé. 

VANTAGENS PARA O BEBÉ

A técnica dos 5 S’s baseia-se em movimentos que imitam as sensações intra-uterinas:

  • Swaddle (Casulo – apertar o bebé)
  • Side position (posição de lado)
  • Shush (fazer shhhhshhhh)
  • Swing (balanço)
  • Suck (sucção)

Os quais despertam uma resposta positiva no cérebro do seu bebé, o chamado reflexo calmante. Por isso,  facilitam a adaptação do seu bebé à vida extra-uterina durante os primeiros meses de vida.

A nossa especialista irá ensiná-la a executar correctamente esta técnica de forma a conseguir tranquilizar eficazmente o seu bebé em poucos minutos.

VANTAGENS PARA A MAMÃ

O choro prolongado do seu bebé pode levá-la a um cansaço físico e emocional fomentador de problemas na sua saúde, como a redução da amamentação, conflitos conjugais e a depressão no pós-parto.

A técnica dos 5 S’s ao ajudar o bebé a relaxar e a acalmar, contribui para uma experiência maternal mais saudável, serena e feliz.

  • VALOR ÚNICO
  • . €25
    por casal
  • DURAÇÃO

    2 horas

    LIMITE DE PARTICIPANTES

    Mínimo de 6 inscrições

    DATA

    Data a Definir

Pensado para os pais e para os seus pequeninos, bem como para todos aqueles interessados em assegurar o melhor no desenvolvimento de todos os bebés.
Durante o 1º ano de vida o bebé constrói os alicerces para todas as aquisições futuras, nomeadamente a sua capacidade de aprendizagem. Nesta fase, ele adquire as competências necessárias para desempenhar diferentes atividades funcionais como o sentar, levantar, andar, manusear e brincar. O cérebro do bebé é uma esponja que absorve cada momento, cada experiência, cada vivência. Por essa razão, cabe ao adulto orientar o seu rumo.
Um ambiente estimulante, como experiências sensório-motoras de qualidade entre pais e bebés são imprescindíveis para um bom desenvolvimento.
Sendo os pais os principais intervenientes no processo de crescimento dos seus filhos, o seu papel torna-se determinante neste percurso repleto de conquistas, aquisições e evoluções, mas também com dúvidas, incertezas e dificuldades, uma vez que todos os bebés se desenvolvem a ritmos diferentes. Neste sentido, é importante estar atento e compreender os principais marcos do desenvolvimento do seu bebé referentes a cada etapa, bem como os possíveis sinais de alerta a nível motor, sensorial e comunicação/interação, no sentido de se intervir o mais precocemente possível e poder preparar as etapas seguintes. A nossa equipa
estará aqui para o ajudar e esclarecer todas as suas questões.

  • VALOR ÚNICO
  • . €20
    POR CASAL
  • INFORMAÇÃO

    As etapas e estratégias de desenvolvimento no 1º ano de vida.

    DURAÇÃO

    2 horas 30 minutos

    LIMITE DE PARTICIPANTES

    Participação limitada até um máximo de 5 casais com bebé.

    DATA

    Data a definir

AS NOSSAS ESPECIALISTAS

Conheça as nossas especialistas em Desenvolvimento Infantil.

Terapeuta Ocupacional em Pediatria

Fisioterapeuta Pediátrica

Terapeuta da Fala em Pediatria

Com a chegada do outono/inverno e o regresso ás escolas chegam também as doenças habituais da época: tosses, gripes e constipações!

A maioria das doenças nas crianças nesta altura do ano, cujas condições são propícias à propagação de doenças dado que estas estão em ambientes mais fechados e aquecidos, são causadas por vírus.

É normal as crianças terem entre 8-10 infeções respiratórias nos primeiros 2 anos de vida. E mais de 10 se estiver no infantário ou irmãos em idade pré-escolar/escolar.

Este ano acresce ainda a preocupação com a Covid-19, cujo espectro de sintomas é aparentemente indistinguível das “viroses habituais”.

O que fazer então quando a criança adoece?

  • SESSÃO GRATUITA
  • $ -
    07/Novembro/2020 às 10h30
  • Duração: 1h30

    Pediatra: Joana Dias

A aromaterapia tem um vasto leque de aplicações particularmente ao nível da prevenção e melhoria da condição de saúde das pessoas. A gestação é um estado pleno de saúde, mas que acarreta no corpo da mulher alterações hormonais, físicas e psicológicas que podem provocar  desconfortos pelo que é importante prevenir ou tratar esses distúrbios para que a gestação e o pós-parto seja vivida com bem-estar e felicidade.

Este workshop tem por objetivo capacitar as grávidas/casais sobre a utilização consciente e assertiva dos óleos essenciais ao nível da aplicação tópica, inalação e difusão atmosférica nas diversas alterações que podem acorrer no decurso da gravidez e pós-parto.

Protocolos de cuidados nas alterações fisiológicas na gravidez:

  • A pele – estrias e cloasma;
  • No aparelho digestivo: náuseas, azia e obstipação;
  • No aparelho génito-urinário e circulatório: cistite, candidíase, hemorroidas, varizes, hipertensão, edemas; pernas pesadas;
  • No aparelho respiratório: Congestão nasal, constipação, tosse, sinusite, rinite, bronquite, dores de garganta, otite;
  • Alterações do sistema nervoso central: insónia, ansiedade, nervosismo;
  • Dores músculo esqueléticas.

Protocolos de cuidados para a preparação para o parto:

  • Relaxamento/tonificação muscular do períneo;
  • Gestão da dor no trabalho de parto.

Protocolos de cuidados no pós-parto:

  • Episiotomia
  • Ingurgitamento mamário
  • Fissuras mamilo
  • Depressão pós-parto

A aromaterapia é um cuidado preventivo, complementar e útil para o dia a dia, mas não substitui a avaliação/recomendação médica se agravamento da sintomatologia.

A Dra. Liliana Roque é formada em Aromaterapia Científica e Oficinas Galénicas, pelo Colégio internacional Dominique Baudoux, na Bélgica. Atualmente exerce funções de Formadora Certificada Pranarom em Portugal.

Ter um filho é o nosso maior ato criativo de amor cujos cuidados de manutenção de saúde ao longo do seu crescimento coloca grandes desafios e responsabilidades aos pais/cuidadores.

As mães são as grandes figuras inspiradoras e orientadoras dos cuidados diários aos seus filhos, desempenhando um papel fundamental nos cuidados de saúde e na manutenção do bem-estar físico e psicológico.

A aromaterapia pediátrica é o uso terapêutico de óleos essenciais através da aplicação tópica ou inalatória.  A aromaterapia em bebés, cujo início deve ocorrer após os 3 meses, requer cuidado e conhecimento na utilização dos óleos essenciais porque apesar de serem substâncias naturais, derivados de plantas ou flores em altas concentrações, não são isentos de efeitos colaterais.

O workshop tem por objetivo dotar os pais e cuidadores de conhecimentos básicos sobre a aromaterapia, os benefícios e cuidados na utilização dos óleos essenciais na saúde infantil.

  • Exemplos de aplicação dos óleos essenciais e óleos vegetais a nível tópico, de inalação e difusão atmosférica no tratamento de diversas patologias infantis:

– Alterações respiratórias e ORL – bronquiolite, bronquite, gripe, tosse, otite, amigdalite.

– Alterações digestivas – cólicas do bebé, obstipação, diarreia, falta de apetite.

– Alterações dermatológicas – eczema seco, assadura da fralda, crosta láctea, dermatite atópica, hematoma, queimadura, pediculose.

– Alterações no sistema nervoso central – sono, hiperatividade infantil, ansiedade, défice de atenção.

A aromaterapia é um cuidado preventivo, complementar e útil para o dia a dia, mas não substitui a avaliação/recomendação médica se agravamento da sintomatologia.

A Dra. Liliana Roque é formada em Aromaterapia Científica e Oficinas Galénicas, pelo Colégio internacional Dominique Baudoux, na Bélgica. Atualmente exerce funções de Formadora Certificada Pranarom em Portugal.

TERTÚLIAS PARA MAMÃS

As Tertúlias Para Mamãs serão dinamizadas pela Enfermeira Obstetra e Conselheira CAM Fátima Monteiro, podendo haver convidados especialistas em algumas das tertúlias.

As Tertúlias Para Mamãs são uma atividade gratuita promovida pela MimoNatura, com o intuito de apoiar mamãs de primeira viagem e seus maridos. Ajudar os casais a tornarem-se mais confiantes, de forma a tomarem as decisões mais adequadas durante o seu processo de paternidade e a experienciarem a maternidade de modo mais tranquilo e harmonioso, é o objetivo primordial destas conversas informais com especialistas em Saúde Materna.

Pais conscientes, bebés mais felizes!

As Tertúlias Para Mamãs decorrerão todas as últimas sextas-feiras de cada mês.

Mamãs e papás que pretendam assegurar a sua presença, uma vez que a vaga é limitada a 20 participantes, devem pré-inscrever-se nas tertúlias.

 

No decurso das Tertúlias Para Mamãs serão abordados temas como:

  • A alimentação na pré-concepção e gravidez versus a suplementação
  • Os cuidados com a pele e cabelos de forma a prevenir as alterações cutâneas e tegumentares na gravidez e pós-parto
  • As alterações fisiológicas mais comuns no 1º e 2º trimestres de gravidez – prevenção e cuidados
  • As mamas e a amamentação
  • A atividade física versus o repouso ao longo da gravidez
  • A relação entre a passagem e o passageiro e a mobilidade da pelve materna
  • O bebé que cresce dentro de nós – o ambiente uterino e as competências fetais
  • A compra do carrinho e preparar o quarto do bebé mas planear onde vai dormir o bebé ate aos 6 a 12 meses após a eco morfológica das 22S
  • Preparar a mala de maternidade – mãe, bebé e pai e o transporte seguro da maternidade para casa
  • Preparar o enxoval da mama e de bebé