mimo-natura-logo

  /  Enf.ª Parteira Fátima Monteiro

Enf.ª Fátima Monteiro

Licenciou-se, em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica pela Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende – Lisboa. Mais tarde, especializou-se em Psicologia da Gravidez e Maternidade. Desde então, realizou certificações complementares em Psicoprofilaxia Obstétrica, Reflexologia da Gravidez e do Parto, Trabalho de Parto Ativo e Posições Independentes no Trabalho de Parto. Recentemente, foi consultora no projecto da DGS “Bebés Crianças e Jovens em Segurança” referente à adopção de comportamentos seguros pelas grávidas, pelos pais e pela famílias, no transporte do bebé no automóvel.

A Enfermeira Fátima Monteiro está certificada pela DGS como Formadora de Conselheiras em Aleitamento Materno. Atualmente, a Enf.ª Fátima é uma referência na área do aconselhamento em aleitamento materno.

Cada trabalho de parto é único e a mulher deve ser incluída na tomada de decisão sobre os cuidados que recebe durante o parto, de modo a assumir um papel mais proativo. As recentes recomendações da OMS apontam para uma redução das intervenções médicas, salvo existam riscos de complicações para a mãe ou para o bebé. Na MimoNatura partilhamos a visão de que a gravidez não é uma doença e, portanto, o nascimento deve ser levado da forma mais natural possível. Como tal, é essencial que os pais estejam bem informados e desenvolvam as suas competências parentais de forma esclarecida. Consideramos que um dos momentos mais importantes da maternidade é a amamentação, pois reforça o vínculo entre mamã e bebé. O contacto, carinho e atenção durante esse momento de cumplicidade entre os dois, ajudam o bebé a sentir-se mais seguro e amado, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. Uma maternidade plena reflete-se numa mamã e num papá estáveis e confiantes, e num início de vida sereno e seguro do seu bebé, num bebé amado!

Função Enfermeira Obstetra e Especialista CAM

Contato

Email: grupoam@mimonatura.pt

Telefone +351 914 279 200